Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Resenha: Bestiário do Old Dragon



Um covil repleto de criaturas terríveis à espreita!
O Bestiário é um dos livros mais aguardados desde a publicação do Manual de Regras Básicas. Ele é um compêndio infestado de monstros, um verdadeiro arsenal para mestres que trás uma horda de vermes, bestas, demônios, horrores inomináveis e outras diversas criaturas fantásticas para desafiar qualquer aventureiro de qualquer nível, e até além.

O livro já chama a atenção pela sua belíssima capa, uma incrível ilustração de Bruno Balixa. São mais de 200 monstros (incluindo aqueles do Módulo Básico) ao longo de suas 220 páginas no prático formato A5, completamente coloridas, com uma diagramação limpa, organizada e agradável, destacando e valorizando ainda mais as fantásticas ilustrações presentes em todo o livro. Ele apresenta um monstro por página (exceto alguns casos especiais, que necessitam de mais), todos devidamente ilustrados e também com as informações e ilustrações bem dispostas, e agora, temos tudo isso protegido por uma capa rígida!



A lista de monstros presentes no Bestiário conta com as criaturas mais clássicas, como os goblins, ursos-coruja e os temíveis dragões (agora mais temíveis que nunca!), além dos exclusivos, como Arak-Tachna e tirano ocular e dos inéditos homem esguio (isso mesmo, o homem esguio!), saitokan (humanoides monstruosos com quatro braços prontos para um combate mortal) e muito outros que oferecem a possibilidade de encontros memoráveis, dos pequenos kobolds e fungos pigmeus ao próprio Senhor do Inferno, Abaddon. Mas, novamente, o destaque fica para o Grande Cthulhu!

O dragão negro mostra suas garras novamente, assim como muitos outros!

Os monstros contam agora com um novo bloco de estatísticas, mais organizado e de fácil leitura, uma ótima descrição que em maioria é bem detalhada e com um texto objetivo e de leitura aprazível. Destaque para as utilidades, que aponta os diversos usos que as partes do monstro possui (como a língua de um Balor, que pode ser usada na confecção de itens mágicos para controlar criaturas), e as sinergias (sugestões coerentes de outras criaturas que o monstro pode se relacionar, ajudando na criação de encontros), detalhes interessantes que fazem deste mais que um livro de monstros, trazendo diversos ganchos de aventuras e desafios.

Um outro detalhe bastante interessante é o comparativo de tamanho, todos os monstros possuem uma silhueta comparando com o tamanho padrão de um humano, essa representação gráfica dá um entendimento mais direto, ajudando em muito a imersão.

Aqui você pode ver a silhueta humana ao lado da Cria de Shub-Niggurath, uma das muitas criaturas "lovecraftianas" que espalham o horror pelas páginas deste livro.

Depois de passar por centenas de monstros o livro apresenta diversos apêndices de grande utilidade. Temos todas as criaturas organizadas por DV (dados de vida), habitat (florestas, desertos, geleiras e outros) e conceito (animal, monstruoso, morto-vivo e outros), agilizando na localização do desafio certo e até no planejamento das aventuras. Também temos algumas orientações e diretrizes para você criar seus próprios monstros ou modificá-los aplicando um (ou mais) dos diversos modelos (como celestial, diabólico, elemental, grotesco, pactuado com o Diabo, prole de Dagon entre muitos outros), estes modelos são bem simples de serem utilizados e ampliam imensamente as suas opções.

O livro segue com as raças (humano, anão, elfo e halfling) como monstros, assim você pode usar as estatísticas como base para criar seus próprios antagonistas, mas o livro propriamente não oferece nada além desta base, infelizmente. Depois, temos algumas poucas tabelas de encontros e tesouros aleatórios, que terão pouco uso além de servir como exemplo (senti falta de uma maior variedade). Além de tudo isso, temos também uma nova tabela da habilidade dos clérigos: afastar mortos-vivos, agora maior e mais objetiva que a padrão, já separando os mortos-vivos por DV. Por último, uma planilha de monstro, uma ficha para você copiar e preencher com suas criações monstruosas.

O Bestiário do Old Dragon é de autoria de Fabiano Neme, publicado pela Redbox Editora. Um dos melhores, completos e mais bonitos livros do gênero. Não importa se você precisa de um simples lacaio ou um monstro errante ou uma criatura que abale a própria existência, aqui você vai encontrar. Um trabalho primoroso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...