Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Modelos para Old Dragon: Humanoide



Os modelos para Old Dragon foram apresentados no Bestiário (do qual temos uma resenha aqui), uma forma rápida e simples de customizar seus monstros deixando cada um ainda mais único e contextualizado, em alguns casos, praticamente gerando uma criatura nova. Sendo assim um dos meus elementos favoritos do jogo.

Nesta série de postagens eu pretendo trazer novos modelos, sempre acompanhados de um exemplo. Hoje, temos o Humanoide!


Humanoide


Uma criatura humanoide possui pelo menos duas pernas e dois braços, são capazes de empunhar armas e manipular ferramentas, possuem uma postura ereta ou no mínimo curvada. Humanoides costumam formar sociedades, desenvolver culturas ou até mesmo nações.

Ao receber este modelo o monstro base tem dois de seus membros transformados em pernas (possivelmente perdendo os ataques naturais) e o restante em braços (possivelmente mantendo os ataques naturais). Uma criatura que não possuir membros suficientes os desenvolverá. Asas, nadadeiras e caudas não sofrem alterações, mantendo suas funções originais. 

Este modelo só pode ser aplicado a criaturas que não já possuam características humanoides.

Para adicionar o modelo Humanoide, as seguintes alterações deverão ser feitas: 

  • Movimento: todos os movimentos da criatura são reduzidos em 3 metros (até o mínimo de 1). Caso não possua um movimento terrestre básico, ele terá 6 metros se for pequeno ou menor, 9 metros se for médio ou grande e 12 metros se for imenso ou maior.
  • Atributos: Inteligência +4, Carisma +2.
  • Ataques: a criatura pode empunhar e atacar utilizando armas.
  • Anfíbio: se o monstro base for uma criatura aquática, ele recebe esta habilidade. Uma criatura anfíbia pode respirar tanto ar quanto água.

 

Exemplo de Criatura Humanoide


O modelo Humanoide é bem simples, neste exemplo ele foi aplicado no elefante (Bestiário, página 15), criando assim um monstro novo. Além das mudanças impostas pelo modelo, para melhor se encaixar no conceito criado para a nova criatura, algumas outras alterações menores foram necessárias nos encontros e prêmios (tesouros).

Povo Elefante
(Imenso e Neutro | Planícies e Selvas)
Encontros: 1d6
Prêmios: 10% | 670 XP
Movimento: 4 metros
Moral: 12
FOR 28 | CON 20 | SAB 12
DES 10 | INT 10 | CAR 14
CA: 22 (armadura de placas)
JP: 13
DV: 7+35 (105/126)
Ataques:
  • 1 trombada +16 (2d8+9)
  • 1 alabarda +16 (3d6+9)

Escravizados e usados como máquinas de guerra ou mero entretenimento em arenas de combate, pouco se sabe sobre a origem dessa poderosa raça. Alguns poucos que conseguiram escapar da escravidão se espalharam pelo mundo, trabalhando como mercenários.

Suas antigas cidades, imensas e monumentais, estão atualmente em ruínas, tomadas pela selva. Alguns membros deste povo ainda habitam estas ruínas, protegendo elas de invasores. Outros, mantém um estilo de vida nômade vagando por selvas e savanas em pequenos grupos.

2 comentários:

  1. Muito bacana, Leo. Tanto as regras quanto a ilustração. Vou surpreender meus jogadores com a aparição de uma tribo desses elefantes em algum momento!

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...